criação de animais em confinamento
Todo o desequilíbrio causado ao meio ambiente é resultante das ações humanas, fruto do adverso de diversas atividades. No fim da década de 50, a crescente sensibilidade da sociedade com o meio ambiente induziu uma maior consciência para a qualidade ambiental, sendo assim, muitos são os empreendimentos capazes de causar impactos no meio ambiente. Até metade do século XX não havia no Brasil uma politica clara sobre as atividades poluidoras e as consequências sobre biota e os ecossistemas. Assim, muitas das atividades antrópicas se estabeleceram sem o devido estudo prévio a respeito de sua instalação e operação, ou tão pouco de seus lançamentos de efluentes.
Sendo assim, podemos listar as atividades modificadoras do meio ambiente em:
Obras de saneamento;
Urbanização;
Transporte e transmissão;
Extração mineral;
Agropecuária;
Comércio e serviços;
Usina de geração de energia;
Instalações terminais;
Indústria de transformação.
AGROPÉCUARIA
Dentre essas atividades modificadoras, a agropecuária traz com sigo a modificação da forma de uso e ocupação do solo, pois as atividades agropecuárias são de grande importância para a humanidade, porque estão relacionadas à produção de alimentos, com isso, são geradores de inúmeros impactos ambientais tanto positivos quando negativos.
São diversas as áreas que a agropecuária abrange, sendo assim quando se fala em criação de animais, há muito mais problemas do que se pensa, porque a ocupação e uso do solo pelas atividades agropecuárias alteram sensivelmente os processos biológicos, físicos e químicos dos sistemas naturais. Com isso, as atividades agropecuárias rege uma importante função na contaminação dos mananciais, sendo uma atividade com alto potencial degradador.
COMO A DEGRADAÇÃO OCORRE
A degradação ocorre por meio do escoamento superficial de detritos gerado pelos animais, o que causa o crescimento excessivo das plantas e algas nas aguas, gerando uma deficiência de oxigênio dissolvido na