Curiosidades de natal
Natal, fatos curiosos
Trabalho apresentado pela aluna Ana Carolina Ferreira da Cruz do 2° ano do ensino médio turma C número 02 para a disciplina de Artes Prof.ª Roberta
São Paulo
2012
Natal, fatos curiosos.
Papai Noel
O bispo são Nicolau, que viveu na Ásia Menor, no século 4º, é o inspirador desta lenda. Ele era rico e costumava distribuir presentes às crianças pobres. Em pouco tempo a sua história espalhou-se também pela Grécia e pela Itália. Foi transformado em santo pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele. Em 1809, o escritor Washington Irving popularizou a história de São Nicolau nos Estados Unidos, descrevendo Santa Claus como um duende gorducho que aparecia nas noites de Natal e distribuía presentes montado num cavalo voador. Em 1931 o velhinho ganhou a roupa vermelha e branca, graças a uma propaganda da Coca-Cola.
O canto- noite feliz
O padre Joseph Mohr, de uma pequena Igreja austríaca, em 1918, certa noite estava triste pelo fato de não haver música de órgão naquele natal, porque os ratos haviam roído os foles do órgão. Com este estado de espírito, foi dar um passeio pelas imediações da sua paróquia. A lua e aas estrelas cintilando tornavam a noite amena, tranqüila e inspiradora. Aquela cena o fez imaginar como teria sido a noite em que Jesus nasceu em Belém e as palavras da canção "Noite Feliz" lhe brotaram espontaneamente. De volta à igreja, passou-as para o papel, apresentando-as a seguir a Franz Gruber, mestre do coro, com o pedido de que fizesse a música.
Na próxima noite de natal, enternecidos, os membros da Igreja entoaram o belo hino - "Noite Feliz”. A esposa do regente após ouvir o hino, com visão profética, declarou: " Nós morreremos, mas Noite Feliz há de viver por muito tempo". Não existe hoje nenhum lugar no mundo, na noite de natal, onde estas palavras não sejam entoadas.
Cartões de natal
Tiveram sua origem na Inglaterra, por volta de