Relatório - mesa de forças
Objetivo Verificar o equilíbrio estático de um ponto material.
Introdução Teórica A mesa de forças é um dispositivo que torna possível a verificação experimental da soma de vetores. Esta mesa é composta de um disco circular segmentado em graus, no qual podemos fixar roldanas móveis. Nestas penduramos massas através de um fio, que vai de encontro com um anel metálico fixo ao parafuso no centro da mesa. Os pesos destas massas correspondem às forças a serem equilibradas. O equilíbrio ocorre quando o anel fica centralizado em relação ao parafuso. Sendo assim, é nula a resultante das forças atuantes numa partícula em repouso.
Material Utilizado - Mesa de Forças e seus acessórios; - Balança (e Dinamômetro como auxílio); - Régua e Transferidor; e - Papel milimetrado.
Arranjo Experimental
Mesa de Forças
Procedimento Experimental Primeiramente conheceu-se o funcionamento da Mesa de Forças, e logo após, foram pesadas as massas e seus suportes na balança de precisão, e registrado. Depois foram penduradas três massas, de pesos diferentes, na Mesa de Forças, deslizando as roldanas de forma que houvesse equilíbrio, ou seja, fazendo com que o anel ficasse centralizado (tomando como base, o parafuso), os ângulos lidos no aparelho foram também registrados, somando três, pois um ângulo se fez da primeira Força até a segunda, outro da segunda para a terceira, e por fim, da terceira até a primeira. Posteriormente, todo esse processo foi refeito utilizando quatro Forças, sendo assim, obteve-se também, quatro ângulos.
Dados Obtidos
EXPERIÊNCIA I – Utilizando três Forças
FORÇAS (N) ÂNGULO (º)
F1 = 0,30 θ1 = 73
F2 = 0,71 θ2 = 162
F3 = 0,81 θ3 = 125
EXPERIÊNCIA II – Utilizando quatro Forças
FORÇAS (N) ÂNGULO (º)
F1 = 0,30 θ1 = 46
F2 = 0,71 θ2 = 83
F3 = 0,81 θ3 = 119
F4 = 1,23 θ4 = 112
Análise de Dados
Obtenção dos Pesos das Forças da Experiência I
* Considerando g = 10m/s²