Cultura, corpos docil
A participação do individuo em sua cultura é sempre limitada ,nenhuma pessoa é capaz de participar de todos os elementos de sua cultura.(Laraia,1986)é obvio que a participação de individuo em sua cultura depende de sua idade, na comunidade existe uma limitação quanto aos idosos e mulheres,participarem de certas atividades que fica a cargo dos homens, enquanto que as mulheres ficam com a tarefa de cuida da comida e da casa. Muito embora nas atividades artesanal mulheres e crianças participem da mesma maneira.
No que diz respeito às danças as moças jovens e solteiras são as que podem participar.Enquanto que os mais velhos ficam geralmente com a parte da cura de doenças através das ervas medicinais muito usada na comunidade.na questão religiosa há um certa liberdade embora haja opção os grupos tem liberdade de escolha.
Qualquer que seja a sociedade não existe a possibilidade de um individuo dominar todos os aspectos de sua cultura .isso porque nenhum sistema de socialização é idealmente perfeito.
Isso nos mostra que a cultura é dinâmica,” porque os homens, ao contrario das formigas,têm a capacidade de questionar os seus próprios hábitos e modifica-los”.(laraia,1986,p.95).o que ontem foi de um jeito daqui a alguns anos não será mais o mesmo, isso significa que a cultura não é estática, mais sofre modificações ao longo do tempo.
É fácil percebermos na pratica o que a teoria explica, nos grupos