Eduçao fisica
EDUCAÇÃO FÍSICA
NOME: RAYANE DOS SANTOS BORGE
1º SEMESTRE
PROFESSORA: DENISE JOVE
DISCIPLINA: NÚCLEOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
EDUCAÇÃO FÍSICA
1. DEFINIÇÃO SEGUNDO MICHEL FOUCAULT
• O filósofo Michel Foucault definia como: corpos dóceis. Segundo ele, a sociedade moderna (constituída a partir das Revoluções Industrial e Francesa) foi marcada pelo êxodo rural e consequentemente pelo inchaço de pessoas nas grandes cidades europeias. Dito de maneira bastante simplificada, uma vez que as autoridades não tinham pessoas suficientes para trabalhar, foi preciso desenvolver um método em que as pessoas controlassem a si mesmas: a vigia. Trata-se de um mecanismo em que a pessoa se sente vigiada constantemente e que, portanto, dificilmente fará algo que contrarie as regras sociais. Um desses mecanismos é o controle do corpo: ora, à medida que o corpo é disciplinado, sua conduta está sendo disciplinada. É possível, portanto, entender que tornar o corpo dócil – ou disciplinado – já foi um dos papéis fundamentais da Educação Física.
2. DEFINIÇÃO SEGUNDO JOÃO PAULO S. MEDINA
• Medina afirma em seus conceitos que: “a Educação Física deve ocupar-se do corpo e seus movimentos, voltando-se para a ampliação constante das possibilidades concretas dos seres humanos, ajudando-os, assim, na sua realização mais plena e autêntica. Claro que tal finalidade educativa torna-se inviável se reduzirmos o corpo a uma de suas dimensões apenas. Como também será extremamente difícil alcançar esse propósito se separarmos os aspectos físico, mental, espiritual e emocional do homem e não os percebermos dentro de sua unidade e totalidade”.
3. DEFINIÇÃO SEGUNDO WILLIAMS
• Williams sugeria que a Educação Física mesmo trabalhando com atividades físicas para educar as pessoas, estava preocupada com os 2