Cultura comunicaçao lingua
2012/2013
5
LC
TC
Micro e MacroDr2 lectrónica e r i c edes de nformação e omunicação
fernando José dos santos henriques
Micro e Macro electrónica
Com este trabalho sobre micro e macro electrónica, pretendo, dar a conhecer e descrever o programa de edição de imagem da Adobe, tal como, as suas vantagens e desvantagens na área da fotografia com a introdução dos computadores. Abordo também um pouco do meu percurso e a sua relação na formação em atividade. Por fim, tornar inteligível o funcionamento do hardware responsável pela formação de imagem. Devido a minha idade e à falta de experiência profissional, não tive ainda uma profissão onde o desempenho da minha actividade dependesse de um computador ou micro-computadores. Mas ao longo de dois anos fiz uma formação na área da fotografia, onde pude verificar o quanto este equipamento foi importante na área comercial, embora os grandes amantes continuem a preferir o analógico, mas numa vertente mais artística.
As diferenças entre a fotografia digital e analógica vão muito para além da sua praticídade ou da qualidade da imagem, a questão é muito mais complexa.
Na fotografia analógica o registo da imagem é feito em película sensível, este filme encontra-se coberto de cristais de prata, que expostos à luz gravam a imagem.
Antes dos computadores e das câmeras digitais a fotografia passava por inúmeros processos até a imagem ser visível, para alem do material e dos custos que implicava, e no final do registo o motivo podia não ser o desejado.
Já no digital com um simples click no disparador era feito a captura, podendo, ser feita uma pré-visualização no momento, depois disso as imagens eram descarregadas para o computador para uma visualização mais pormenorizada. Se o motivo final não fosse o desejado, com grande facilidade poderia ser feita a sua correcção através de software, neste caso o photoshop.
Este é um programa da adobe para o tratamento e edição de