cultura lingua e comunicaçao
Bem para mim é-me difícil escrever sobre este assunto (“princípios fundamentais da ética” e sobre uma lição de vida) pois, uma das lições de vida, ou uma das maiores lições foi me transmitida por uma pessoa muito especial para mim, o meu irmã.
Era uma pessoa que encarava a vida sempre com um sorriso, embora la no fundo a realidade não fosse essa, como ele sofria só ele o poderia exprimir, embora nós olhássemos para ele e víamos que ele não estava bem, ele arranjava sempre forma de nos animar, pois o que ele queria era que estivesse-mos sempre unidos, lembro-me de um episodio que me marcou bastante, ele sempre foi muito vaidoso, e quando os médicos lhe transmitirão que ele iria perder todo o cabelo, estávamos presentes e custou-nos mais a nos do que a ele, lembro-me que ele nos disse “sempre quis experimentar gorros” embora fosse uma simples frase transmitiu-nos uma força enorme, se ele se sentia bem nos também nos sentíamos, mas a medida que fomos crescendo e nos fomos apercebendo que ele deixava todos de boca aberta porque superou todas as expectativas que os próprios médicos lhe deram. Mas infelizmente não sobreviveu, uma das últimas frases que me disse foi “nunca desistas”.
Marcou-me sem sombra de dúvidas pois sempre que penso que não vou conseguir ou que é melhor desistir. Sinto sempre aquelas palavras e a realidade é que até hoje tenho superado todos os obstáculos que me têm surgido na vida.
Quanto aos princípios éticos eu sei que eles me foram incutidos desde cedo pelos meu pais e família, pois eles sempre me ensinarão a respeitar o próximo, a ser educado e a ter consciência dos meus erros, a saber distinguir o bom do mau. Tive várias situações em que utilizei o que me foi ensinado.
Como tínhamos um negócio que trabalhava diretamente com o público tínhamos de lidar com todo o tipo de pessoas. Então, sempre me foi dito para respeitar todas as pessoas da mesma forma e a cumprir todas as regras de boa educação que me foram incutidas. A verdade é