Artigo 3
ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA DO
TRABALHADOR EM UMA INDÚSTRIA MOVELEIRA
DO ESTADO DE MINAS GERAIS
1
2
3
Cristiano Bonifácio Ferreira ; Luciano José Minette ; Amaury Paulo de Souza ; Rodrigo Ferreira
5
6
Pereira; Valéria Antônia Justino Rodrigues ; Camila Soares Braga
1
2
Universidade Federal de Viçosa (cristiano.ferreira@ufv.br); Universidade Federal de Viçosa
3
4
(minetti@ufv.br); Universidade Federal de Viçosa (amaurysouza@ufv.br); Universidade
5
Federal de Viçosa (rodrigof.pereira@ufv.br); Universidade Federal de Viçosa
6
(valeriaufv2001@yahoo.com.br); Universidade Federal de Viçosa
(camilasbraga@yahoo.com.br)
Resumo: A preocupação com segurança e a saúde do trabalhador é uma preocupação atual nas indústrias moveleiras no Brasil. O objetivo deste estudo foi analisar as condições de trabalho existentes em uma indústria moveleira de
Minas Gerais que podem comprometer a integridade física e psíquica dos trabalhadores. Para analisar as condições de trabalho foram feitas observações in locus. As indústrias apresentaram algumas inconformidades em relação à sinalização de segurança, presença de “sujeira” e uso inadequado dos equipamentos de segurança, embora fornecesse treinamento. Através desse estudo foi possível observar as questões relacionadas à segurança do trabalho dentro da indústria do setor moveleiro de Minas Gerais.
Palavras-chave: ergonomia; prevenção de acidentes; conformidade.
1. Introdução
No Brasil, o setor moveleiro em algumas regiões é formado por profissionais com baixa escolaridade e especialização (ANDRADE, 2006).
Estes fatores contribuem para o agravamento das questões relacionadas à segurança do trabalho, uma vez que a falta de capacitação para exercer uma determinada atividade aumenta os riscos de acidentes no trabalho.
Atualmente as questões relacionadas com a segurança do trabalho e com a ergonomia tem sido uma preocupação dentro do mercado de trabalho das indústrias moveleiras. Entre as normas