CULTURA BRASILEIRA
AMANDA CRISTINA DOS SANTOS
GUILHERME HENRIQUE DE CARVALHO
JAQUELINE MENDES
CULTURA BRASILEIRA
BIRIGUI
2015
AMANDA CRISTINA DOS SANTOS
GUILHERME HENRIQUE DE CARVALHO
JAQUELINE MENDES
CULTURA BRASILEIRA
BIRIGUI
2015
Sumário
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 IMAGENS 7
4 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1 INTRODUÇÃO
Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é. Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.
País com a população mais miscigenada do planeta, o Brasil é um espaço de diversas religiões, crenças, simbologias, culinária, costumes e tantas outras manifestações culturais. Tamanha diversidade faz do Brasil um caldeirão onde os estilos se misturam, lhe conferindo características culturais únicas.
Na grande extensão territorial brasileira, expressões como a música caipira, danças europeias, ritos da capoeira, cantos indígenas, batidas do maracatu, a malandragem do samba e o barulho das guitarras roqueiras se unem ao sotaque típico de cada uma de suas regiões, reproduzindo, de uma maneira única e contagiante, a história e atualidade de seu povo.
Nessas terras, o artesanato indígena se mistura a quadros de artistas contemporâneos, as pessankas ucranianas (ovos decorados) dividem espaço com sandálias nordestinas feitas de couro e vendidas em feirinhas culturais, e assim acontece com tantos outros produtos e