Aula 4 Responsabilidade Socioambiental
Aula 5
O uso que fazemos da natureza
Em nosso conteúdo de aula passado, encerramos a discussão com o questionamento sobre para que servem os demais seres vivos presente na Terra.
Ao compreendermos a concepção de natureza que marca a modernidade, a ideia é questionar o papel soberano atribuído ao ser humano frente às demais espécies que compõe o meio ambiente. E refletir sobre esse papel. Será que ele diz respeito realmente a uma concepção universal de natureza? Universal, já vimos que não. O estudo sobre as noções das sociedades ameríndias referente à relação entre os homens e a natureza nos mostrou que para essas sociedades a natureza não se constitui como um objeto. Diferentemente da concepção moderna, algumas sociedades indígenas atribuem aos animais e às plantas capacidades que “nós” atribuímos somente aos humanos. Trata-se agora de pensar se a concepção moderna é coerente, e ainda refletir para onde ela está nos levando em termos de crise ecológica.
Para discutir essas questões, veremos antes um resumo interessante da história do universo e do nosso planeta, condensando-se 15 bilhões de anos em apenas 01 ano1:
Resumo da história do universo e do nosso planeta
1º de janeiro – formação do universo, a partir da “grande explosão”
10 de setembro – surgem o Sistema Solar e a Terra
Fins de setembro – surge a vida na Terra
12 de dezembro – surgem as primeiras plantas e animais pluricelulares 1
Esse resumo do universo foi retirado do artigo “considerações sobre o uso que fazemos dos animais: podemos deles dispor?”, escrito por Irvenia L. S. Prada
20 de dezembro – surgem os primeiros animais com coluna vertebral
25 de dezembro – surgem os predecessores dos dinossauros
27 de dezembro – surgem os primeiros mamíferos, a partir dos répteis 30 de dezembro – extinção dos sáurios; surgem os primeiros primatas 31 de dezembro:
- 21:40h – surge na África o Australopitecus, precursor do ser humanos (3,5 milhões de anos)
- 22:50h – uso das