culto ao senhor
A cobertura além de proteger contra a ação de agentes atmosféricos, como a chuva, o sol, ventos, também é capaz de determinar o estilo da edificação. Portanto, torna-se indispensável um bom planejamento de todas as etapas anteriores à execução.
O projeto da cobertura e o projeto arquitetônico devem ser executados por profissionais técnicos capacitados. Por isso, cabe ao arquiteto projetá-la, e ao engenheiro fazer os cálculos para dimensionar a estrutura.
Um projeto bem elaborado, evita o desperdício em obra, além de proporcionar segurança e economia ao cliente.
Para que o projeto seja funcional e esteticamente perfeito, o profissional deve levar em consideração vários fatores importantes, como o tipo de telha, inclinação da cobertura, tipo de estrutura, cálculo das quantidades, modulação da cobertura, instalação de peças especiais durante a fase de planejamento para evitar erros e surpresas posteriores.
Inclinação e Fixação das Telhas
A inclinação da cobertura deve ser definida, como vimos acima, durante a fase do projeto, porque possibilita que os panos sejam planejados de maneira a evitar grandes dimensões, o que previne o acúmulo excessivo de água de chuva sobre o telhado.
A inclinação determina o estilo da edificação, e o tipo de telha a ser utilizada. Uma vez escolhida a telha, a instalação desta deve respeitar as orientações da empresa quanto à inclinação mínima (para evitar o “retorno” de água), e a inclinação máxima (para evitar que a telha “escorregue” no madeiramento), vide fixação das telhas.
A inclinação pode ser expressa em porcentagem (%), ou em graus(º), sendo que a primeira é a forma mais usual. calculada através da relação altura/base, ou seja;
Estrutura (Madeiramento)
A estrutura do telhado deve ser executada por profissional devidamente qualificado para esse fim, de forma que a racionalização e a segurança da cobertura não sejam comprometidas.
Orientações básicas
Galga -