CULTO CRISTÃO
Texto básico: Romanos 12. 1-2
“1 - Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 - E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”
Introdução:
A confissão de fé colocada pela nossa igreja, afirma que o objetivo principal da vida humana é a glorificação de Deus e o alegrar-se n’Ele. Isto faz do culto “o ato mais importante, mais relevante, mais glorioso na vida do homem” disse Karl Barth. Contudo, quantos crentes sabem distinguir entre a verdadeira e a falsa adoração? Será que você tem cultuado de um modo que agrada a Deus? A base da sua adoração é o ensino bíblico ou a experiência humana?
Definição de Culto
Culto: Serviço prestado a Deus pelo salvo e pela comunidade em todas as atividades vitais e existenciais. Servir é a condição essencial do servo. No primeiro caso, trata-se da atividade constante do real servidor de Deus, que o serve de dia e de noite com sua vida, testemunho, profissão e adoração. No segundo, tem-se em vista a liturgia comunitária, a adoração dos irmãos congregados, o ser e a voz da Igreja.
O vocabulário Bíblico
Para alcançarmos uma visão correta sobre o culto cristão, é necessário examinar-mos alguns termos usados pelos escritores bíblicos. Podemos começar citando que todas as palavras gregas para culto significam trabalho, serviço prestado a um superior, serviço prestado a Deus. Culto, portanto, como ficou definido, é um serviço que se presta a Deus. Muitos, modernamente, entendem que culto é “invocação da divindade”, para que o Deus invocado se coloque a serviço dos invocadores. Outros pensam que culto é uma festa espiritual com o objetivo de alegrar os fiéis. Quanto mais festivo, mais “espiritual” é o culto, pensam os ludinistas. Os idólatras acham que culto é