Dinamica dos cultos cristão
Objetivo - Mostrar que a Bíblia é a Palavra de Deus. Mostrar que ela é a única fonte de revelação sobre Deus.
Podemos mesmo crer no que a Bíblia diz? Dizem que Werner Keller decidiu ir para a Palestina para escrever um livro onde provaria as mentiras da Bíblia. Anos mais tarde escreveu “E a Bíblia tinha razão” (que você encontra em muitas livrarias por ai) em função de ter se convencido que Ela estava certa.
Muitas pessoas, ainda que conscientemente não duvidem disto, inconscientemente não percebem a dimensão que esta afirmação produz: A Bíblia é a Palavra de Deus!
A - Como devemos encarar a Bíblia
A maneira como encaramos a Bílbia são fundamentais para a sua compreensão. Reconhecendo pela fé que ela é a única fonte de revelação sobre Deus, que Deus é o seu Autor, Jesus é o tema principal e o Espírito Santo é o seu divino interprete, e que ela foi dada para reaproximar o homem de seu Criador, teremos êxito na aplicação dos conhecimentos bíblicos. Por outro lado, encarando com ceticismo ou indiferença, ou apenas como um mero livro de estudo histórico (apesar dela se valer a isto) iremos tirar muito pouco dela.
Muitos intelectuais tentam fazer uma leitura racional simplesmente, tirando dela os milagres. Outros tentam dizer que ela não é a autoridade única em matéria de fé. Outros vêm-na como um livro místico ou que contém falhas. quem assim se aproxima da Bíblia tira muito pouco dela. Para tirar maior proveito da Bíblia, procure lê-la diariamente, com espírito de oração e humildade. Procure aplicar as verdade dela a sí mesmo em primeiro lugar, depois aos outros. leia com fé, amor e prazer e com fome de aprender.
B - A História da Bíblia - A Bíblia tem uma história muito rica. A sua história por si só já prova a sua origem divina. Vejamos.
Originalmente a Bíblia foi escrita nos materiais da época, assim como eram todos os livros. O Papiro, feitos da planta com este nome, que nascia junto a margens de rios. O