AUTOATIVIDADES
DISCIPLINA: TEOLOGIA DO CULTO
PROFESSOR: IVAN
AUTOATIVIDADE DO CAPITULO 1º
1ª Pesquise, em dicionários da língua portuguesa, outros e diferentes modos de se definir “culto”. Não se esqueça de informar a fonte de consulta.
Resposta - Segundo o dicionário encontrado em (http://pt.wiktionary.org/wiki/culto) culto significa: adoração ou homenagem a uma divindade qualquer. Veneração; adoração, forma externa da religião. Segundo o dicionário Aurélio o culto é uma homenagem religiosa que se tributa a Deus ou aos entes sobrenaturais; liturgia; ofício divino. Religião: mudar de culto. Fig. veneração: o culto da família. Entregar-se ao culto das musas, dedicar-se à poesia, às artes. Culto é um conjunto de ritos que se prendem à adoração ou homenagem a divindades em qualquer de suas formas e em qualquer religião, como também a antepassados ou outros seres sobrenaturais.
2ª Faça uma redação entre 20 e 30 linhas, com o seguinte tema:
“O culto que é aceitável a Deus”
O CULTO QUE É ACEITAVEL A DEUS”
Texto-Bíblico: Malaquias 1: 7, 8, 10, 12, 13, 14a
Um dos aspectos do culto no AT era o sacrifício de animais para expiar pecados do ofertante. Mas os sacerdotes estavam ofertando animais impuros e defeituosos no templo sem nenhum constrangimento. A denúncia do profeta Malaquias é extensa, pois tem o objetivo de enfatizar a gravidade de tais atitudes. O profeta inspirado por Deus sugere que seria melhor fechar as portas do templo e suspender os sacrifícios, pois o Senhor não estava aceitando nenhum deles. A indiferença dos sacerdotes era tão grande que não levaram em conta o mandamento do Senhor em Dt. 17:1: “Não sacrificarás ao Senhor, teu Deus, novilho ou ovelha em que haja imperfeição ou algum defeito grave; pois é abominação ao Senhor, teu Deus.” Portanto, estes sacrifícios causavam total repugnância da parte de Deus. O veredicto divino é bem claro: "Eu não tenho prazer em vós, diz o Senhor dos Exércitos, nem aceitarei da vossa mão a oferta."