autoatividades
Autoatividade de Bibliologia – pag. 21
1 – O que significa a automanisfestação de Deus? Por que ela teve um objetivo relacional?
R: É Deus se revelando como pessoa, nos dando a conhecer seu caráter e a sua personalidade. E o objetivo relacional era que o conhecimento sobre as coisas de Deus nos levasse ao conhecimento de Deus.
2 – Explique as três categorias teológicas de Revelação.
R: Revelação Geral – É Deus se comunicando com os seres humanos através da natureza, fazendo – se conhecido a todas as pessoas de todos os tempos e de todos os lugares.
Revelação Especial – É Deus se comunicando através da sua palavra e de seu Filho Jesus Cristo.
Revelação Gradativa e Progressiva – É a revelação posterior desenvolvendo – se a partir da anterior completando – a, adicionando – a e não a contradizendo.
3 – O que significa dizer que a Revelação foi de natureza antrópica e analógica?
R: Antrópica – Significa dizer que Deus é um ser transcedente, grandioso, magnífico e como tal, para nós através das nossas experiências sensórias, seria impossível compreendê – lo.
Analógica – Significa dizer que Deus faz uso de aspectos do nosso universo de conhecimento para que possamos compreender os paralelos da verdade no campo divino.
4 – Por que a encarnação do Filho de Deus foi tão especial no que se refere a Revelação?
R: Porque a vida e a mensagem de Jesus era uma revelação especial de Deus. A encarnação é o clímax, a ápice dos atos de Deus, a mensagem de Jesus ultrapassou a dos profeta e apóstolos. A encarnação de Jesus revelou co máxima perfeição o caráter de Deus, percebido a partir do caráter do Filho de Deus.
5 – Por que há implicações para o homem e para a igreja quanto a Revelação?
R: Porque falta uma base para firmar a fé
6 – Deus é Todopoderoso, poderia usar de qualquer meio para comunicar – se, mas porque ele o fez usando homens e através da escrita? Por que a bíblia é necessária para a