Cultivo de bacterias
Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico
Análises Clínicas
MICROBIOLOGIA
PREPARO DE MEIOS DE CULTURA
E CULTIVO DE BACTÉRIAS
Professor: Jefferson Rodrigues
Data do experimento: 11, 13, 18 e 20 de março. Data de entrega : 25 de março.
Nome: Amanda Morais Campos. N°: 3 Turma: 2° AC/A
Contagem
Março 2013
1.Resumo:
O procedimento para a semeadura e cultura bacteriana começa pelo preparo correto do meio de cultura – lavagem dos materiais, mistura e autoclavação destes – e transferência das bactérias para as placas. Assim obteremos uma boa qualidade no meio de cultura a ser analisado.
2.Introdução:
O cultivo de bactérias é um procedimento muito comum em laboratório de Análises Clínicas no setor de microbiologia. Para o cultivo e semeadura de bactérias temos os meios diferencial, seletivo, simples e enriquecido. O meio de Cled, Agar Sangue e Mueller Hinton são enriquecidos e utilizados para cultivar grande parte das bactérias, porém a escolha do meio vai depender do procedimento a ser analisado. Esse procedimento teve o proposito de mostrar os meios de cultura em que podemos preparar e analisar diversas colônias de diferentes aspectos.
3.Objetivo:
O objetivo do experimento foi mostrar como deve ser feito uma boa autoclavação, um preparo adequado do meio de cultura e passo a passo da semeadura e observação das bactérias a serem analisadas.
4.Procedimento experimental:
Autoclavação:
O termo esterilização refere-se à completa eliminação de patógenos, agente biológico com capacidade de reprodução ou potencial infeccioso. A esterilização é o melhor método de eliminação do risco biológico. O uso da autoclave é a técnica mais utilizada nas instituições de saúde e pesquisa, assegurando a completa destruição de microrganismos. Este processo geralmente envolve aquecimento da água em uma câmara sob pressão. Pesamos 18,075 g do pó do meio de Cled na balança e