Cultivo de Bactérias
Bacteria (do grego βακτηριον, bakterion: bastão) é um domínio de micro-organismos unicelulares, procariontes (desprovidos de envoltório nuclear eorganelas membranosas), antes também chamados Schizomycetes. Estão entre os organismos mais antigos, com evidência encontrada em rochas de 3,8 bilhões de anos. As bactérias podem ser organizadas quanto à forma, nutrição e respiração.
Quanto à forma as bactérias são classificadas em cocos, se apresentarem formato esférico. As bactérias do tipo cocos são capazes de formar colônias sendo divididas em diplococos (duas bactérias), estreptococos (fila de bactérias) e estafilococos (cacho de uvas). Em bacilos, as que apresentam a forma de bastonetes, espirilos (espirais) e vibriões, em forma de vírgulas.
Em função da nutrição, a divisão se dá em autótrofas , as que realizam fotossíntese ou quimiossíntese e heterótrofas, podendo ser estas de vida livre, sibiontes (mutualistas), parasitas e decompositoras.
Por fim, as bactérias são divididas quanto à respiração, sendo clasificadas em aeróbias estritas(sobrevivem apenas na presença de gás Oxigenio), anaeróbias estritas(não suportam a presença de oxigênio) e facultativas( respiram com oxigênio e realizam fermentação mediante ao ambiente em que se encontram).
A coloração de bactérias é feita por diversas técnicas, sendo a mais importante a de Gram. A coloração de Gram, é um método de coloração de bactérias desenvolvido pelo médico dinamarquês Hans Christian Joachim Gram, em 1884, o qual permite diferenciar bactérias com diferentes estruturas de parede celular a partir das colorações que estas adquirem após tratamento com agentes químicos específicos. O método consiste em um esfregaço bacteriano, fixado pelo calor, com os reagentes cristal violeta, lugol, etanol-acetona e fucsina básica. As bactéricas que adquirem a coloração azul violeta são chamadas de Gram-positivas e aquelas que adquirem a coloração vermelho são chamadas de Gram-negativas.
O método consiste no