Relatório Microbiologia - Cultivo de bactérias Gram
A vida humana está intimamente relacionada com os microrganismos, presentes de forma abundante no solo, no mar, no ar, em todos os ambientes naturais. Invisíveis a olho nu, esses seres oferecem fartas evidências de sua existência. Muitas vezes de forma desfavorável, quando trazem algum maleficio para o homem, seja financeiro ou em relação à saúde, ou de forma benéfica, quando fermentam álcool para a fabricação de vinho e cerveja, levedam o pão e os derivados do leite.
As bactérias possuem diversas formas, esféricas (cocos), bacilos e de espiral. São usados diversos métodos que podem classificar essas bactérias, já que elas são invisíveis a olho nu, e possuem formas variadas, além de poderem ser divididas em cinco grandes grupos distintos.
Um dos métodos mais conhecidos e utilizados é o da coloração Gram. Esse método permitiu que as bactérias fossem classificadas em dois grupos: as bactérias que ficam roxas, que são as Gram-positivas e as que ficam vermelhas, que são as Gram-negativas. Isso só ocorre devido à reação que a parede celular de cada uma das bactérias tem sobre a ação dos corantes. Todas elas absorvem o corante Cristal Violete e o Lugol, ficando com a coloração roxa, mas ao entrarem em contato com o álcool, as bactérias têm reações diferentes, as Gram-positivas não perdem a coloração, permanecendo com a coloração roxa em contato com o álcool, já as Gram-negativas se descoram facilmente. Assim quando, acrescentado o corante Fuscina, a bactéria Gram-negativa recebe uma nova coloração, adquirindo uma cor avermelhada, enquanto a bactéria Gram-positiva permanece com o tom de roxo.
A parede celular das bactérias Gram-positivas, é relativamente simples, tem espessura de 15 a 50 ƞm. Já a parede celular das bactérias Gram-negativas é muito mais complexa. A camada da parede celular dificulta a penetração, essa é uma das razões pelas quais alguns antibióticos têm menos atividade sobre elas.
A atuação em geral das bactérias no meio ambiente é muito