Semeadura e cultivo de bactérias
EDUARDO APRA CARDOSO DE SÁ
EQUIPE: 05
OFICINA: WARLORD
AULA PRÁTICA: SEMEADURA E CULTIVO DE BACTÉRIAS / FUNGOS
Rolândia
2014
INTRODUÇÃO
As bactérias se encontram por toda parte, e há milhares delas no ar, na água, no solo e, inclusive, em nossos corpos. Contudo, nem todas são maléficas, há aquelas que desempenham papéis extremamente úteis para muitas formas de vida, inclusive para os seres humanos. No caso de plantas, como as ervilhas, elas se beneficiam desta forma de vida, que habita em suas raízes dentro de pequenos caroços, em seu crescimento através da substância química que estas bactérias produzem.
As formas físicas das bactérias podem ser de quatro tipos: cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos, podem se agrupar, e formarem colônias. Grupos de dois cocos formam um diplococo, enfileirados formam um estreptococo, e em cachos, formam um estafilococo. As bactérias não tem núcleo organizado, elas são procariontes, ou seja, o DNA fica espalhado no citoplasma. Por isso, o filamento de material genético é fechado, sem pontas, para que nenhuma enzima comece a digerir o DNA. Possuem uma parede celular bastante rígida.
A candidíase é uma infecção por fungos da membrana mucosa da boca e da língua. É causada por formas de um fungo chamado Candida. Uma pequena quantidade desses fungos vive na sua boca a maior parte do tempo. Geralmente ela é controlada pelo sistema imunológico e outros tipos de germes que também vivem normalmente na boca. Porém, quando o sistema imunológico está enfraquecido, o fungo pode crescer, provocando feridas (lesões) na boca e na língua. Os seguintes fatores podem aumentar as chances de contrair candidíase:
Tomar medicamentos esteroides;
Ter AIDS ou uma infecção por HIV;
Receber quimioterapia para câncer ou drogas para suprimir o sistema imunológico depois de um transplante de órgão;
Ser muito idoso ou muito jovem;
Estar com a saúde debilitada.