Culrura e clima organizacional
FACULDADES ALVES FARIA
Cultura e Clima Organizacional
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS – 7º SEMESTRE
Aluno: Murilo Martins Silva Turma: I R.A.: 201121213043
São Paulo
2012
Índice
1. Cultura organizacional 3
2. Clima organizacional 4
3. Satisfação dos empregados e negócios 5
4. Referências bibliográficas 6
1. Cultura organizacional
Cultura organizacional é um conjunto de atitudes compartilhada por todos os membros da organização que orientam o comportamento desses membros no dia-a-dia para alcance dos objetivos organizacionais. Em outras palavras, são normas informais que balizam a forma de perceber, pensar e sentir em relação aos problemas. Funcionam tão bem que são transmitidas aos novos membros que devem aprender e aceitar para que sejam aceitos no serviço. Portanto, cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas, de acordo com a missão da organização, e que são compartilhados por todos os membros. A cultura varia de organização para organização, por isso que deve estar em acordo com a missão da empresa. O ambiente onde ela está inserida é quem vai permitir o uso de determinadas crenças, comportamentos, histórias, mitos, metáforas que juntos constituem a forma de uma organização trabalhar. Apesar da pluralidade das organizações, toda cultura organizacional existe em três níveis de apresentação:
Artefatos: É tudo aquilo que a pessoa vê, ouve e sente na organização. São os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, etc. Como as pessoas se vestem, como falam, como se comportam, ou seja, tudo aquilo que se vê e ouve dentro da organização.
Valores compartilhados: São as filosofias, estratégias e objetivos que definem as razões pelas quais a empresa trabalha.
Pressuposições básicas: São as crenças inconscientes, percepções, pensamentos e sentimentos dominantes e que as