Culinária do Centro Oeste
Introdução à culinária do Centro-Oeste brasileiro
O Centro-Oeste brasileiro é a segunda maior região brasileira em dimensões geográficas, porém, é também a região menos populosa do país, tendo poucas cidades, e conseqüentemente um número de pessoas relativamente baixo em relação às outras regiões, é formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
E por ela ter três biomas mais ricos do Brasil, Amazônia, o Cerrado e o Pantanal e com isso a população que se estabeleceu nessa região desenvolveu ao longo dos séculos saborosos métodos de preparar ingredientes exclusivos do Centro-Oeste, que infelizmente passam despercebidos para a maioria dos brasileiros, mais também a região não deixaria de ter pratos típicos em seus estados. Portanto a biodiversidade riquíssima da culinária dessa região é uma mistura das cozinhas indígena, portuguesas, paulistas, mineiras, nordestinas e paraguaias.
Cada um trouxe algo novo pra essa região:
Os índios colaboraram com seus pratos à base de peixe e mandioca.
Os descobridores portugueses com a doçaria.
Os bandeirantes paulistas com as carnes secas e as farofas (de banana, de carne, de ovo).
Os mineiros trouxeram pratos à base de porco, como o arroz com suã.
Dos vizinhos paraguaios, a região Centro-Oeste herdou a chipa
Os pratos típicos dos estados:
Goiás - Os pratos mais populares são: arroz com pequi, guariroba, leitão assado, empadão goiano, galinhada, tutu com lingüiça, couve, torresmo, quiabo refogado, biscoito de polvilho, manjar branco com calda de ameixa.
Mato Grosso - Uma das receitas mais conhecidas deste local é a mojica, que é feita com o pintado. Os peixes são muito consumidos, podemos citar o pacu, pacupeba,