RELAT RIO Geografia
Introdução
O objetivo deste relatório é apresentar as principais características relacionadas as manifestações folclóricas e a diversidade da região centro-oeste do Brasil, fornecendo informações que servirão como marco orientador para construção de um material que possa ser trabalhado pelo professor com crianças do ensino fundamental. As informações apresentadas serão pautadas principalmente sob os contextos das festas, comidas típicas, lendas, musicas e danças típicas da região. A região centro-oeste é a segunda maior do país em área territorial mas apresenta um baixo índice em termos de quantitativos populacionais. É formada por três estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e mais o Distrito Federal, onde se localiza Brasília a capital de nosso país.
Danças: Goiás (GO)
Catira
A Catira é uma dança brasileira de origem desconhecida. Ela é realizada por homens que, estando em frente um para o outro, sapateiam e batem palmas no ritmo da viola. Primeiramente, o violeiro começa a dança e os homens que vão dançar fazem um passo que consiste em bater o pé e a mão e depois dar seis pulos. O violeiro passa a entoar a moda de viola e os homens continuam a executar os passos da dança, que recebem o nome de “Serra Abaixo” e “Serra Acima”. A Catira termina quando eles executam o passo chamado Recortado e as duas fileiras mudam de lugar, sendo que o violeiro passa de uma extremidade a outra.
Mato Grosso (MT)
Siriri
É uma das danças mais antigas do estado e pode ser dançada por homens e mulheres. São duplas que dançam em rodas ou fileiras e bailam com a ajuda de instrumentos como o mocho, o ganzá e o cocho. Primeiramente, os homens cantam o “baixão” e os outros batem palmas. Em fileiras, os participantes passam a fazer reverências, alternando entre homens e mulheres.
Mato Grosso do Sul (MS)
Sarandi
Também chamada de Cirandinha, essa dança é caracterizada por pares que dão voltas e vão trocando de duplas. A dança