Relat Rio De Geografia
Natal - RN
2014
Componentes: Joice Garcia
Vanessa Souza
Yslane Bezerra
Yasmim Bezerra
Orientadora: Andria Carla
Natal - RN
2014
Sumário
Introdução 5
Relatório 6
Origem da água consumida em Natal 6
Tratamento de água: como deve ser feito 7
Importância do esgotamento sanitário 8
Processo de esgotamento sanitário 8
Conclusão 10
Bibliografia 11
Introdução
Trabalho das alunas do primeiro ano do curso técnico em informática como requisito parcial para a obtenção de parte da nota do quarto bimestre. Neste trabalho, apresentaremos um relatório feito com questões relativas à água sobre principal foco a nossa cidade, Natal.
5
Relatório
Origem da água consumida em Natal
Cerca de 65% da população natalense é servida com águas provenientes das fontes subterrâneas, e os demais 35% são atendidos por águas retiradas das lagoas do Jiqui e Extremoz. Na Zona Norte da cidade, 30% do abastecimento é feito por águas subterrâneas e 70% por águas da lagoa de Extremoz. Já nas áreas ao sul do rio Potengi (zonas oeste, leste e sul), este abastecimento é assegurado por 75% de águas subterrâneas e 25% por águas da lagoa do Jiqui.
Condições atuais da água consumida em Natal
A qualidade da água consumida pelos natalenses, apesar de ainda ser considerada boa, inspira cuidados. O alerta é da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal, o problema da contaminação por nitrato só será resolvido de vez quando a cidade avançar no saneamento básico.
Cerca de 70% da população natalense consomem água oriunda de poços tubulares. Os 30% restantes são abastecidos com as águas das lagos do Jiqui e de Extremoz. Essa grande dependência das fontes subterrâneas faz do nitrato uma preocupação permanente em