TRABALHOS 5 SEMESTRE FACUDADE port ind

1241 palavras 5 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO
Este trabalho visa analisar as manifestações da população com relação em busca da garantia de seus direitos na forma da lei, pois eram desamparados pelo Estado.
Grandes avanços na área da saúde sendo um direito universal garantido a todos os cidadãos brasileiros sem estar contribuindo para ter o direito de atendimento, a assistência social passa a ser de responsabilidade do Estado dando a oportunidade que a sociedade participe das politicas disponibilizadas trazendo normatizações e definições de cada órgão que estará realizando os atendimentos.
Sendo um desafio para os assistentes sociais às mudanças que ocorrem na vida das pessoas, pela conjuntura econômica que requer uma atenção maior para a questão da formulação de politicas publicas ou atenção e atendimento em diferentes instancias.

2 DESENVOLVIMENTO

As primeiras décadas do século XX foram marcadas por inúmeras manifestações e movimentos sociais em manifestações de contestação, buscando melhores condições de vida e trabalho, pois não tinha nenhuma proteção no caso de desemprego ou doenças.
As Políticas Sociais apenas eram disponibilizadas à apenas algumas categorias, mas sem nenhuma legislação que assegurasse esta proteção. Tais demandas e questões sociais estavam associadas à contradição do proletariado versus burguesia em relação ao Capital/trabalho gerando o agravamento das desigualdades sociais. Diante destas manifestações, o Estado se vê na obrigatoriedade em atender, total ou parcialmente, as reivindicações, como nos relata este período da história. Apenas no ano de 1923 foi criada as Caixas de Aposentadorias e Pensão onde somente os trabalhadores de estrada e ferro teriam acesso a esta proteção que assegurava benefícios, além da aposentadoria também pensão por morte e assistência médica, sendo que apenas os empregadores em acordo

Relacionados