Culinaria Mineira
TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA – 1º SEMESTRE
HISTÓRIA DA GASTRONOMIA
PROF. JOÃO LUIZ MÁXIMO
CULINÁRIA MINEIRA
ARTUR CARRASCO SILVA
MARIANA CRUZ DEMARQUI
MATHEUS LEICHTFELD BRAVO
RAPHAEL CUSTÓDIO ALVES
PEDRO HENRIQUE CARVALHO SILVA
São Paulo – SP
Abril de 2015
1. Conhecendo a culinária mineira
1.1 Minas Gerais
De acordo com Oliveira (2005), Minas Gerais é uma dos maiores estados brasileiros e possui uma grande variedade de relevo e vegetação, que abrigam uma série de cidades históricas do barroco brasileiro, além de ser terra de um povo cordial e hospitaleiro. É considerada a segunda economia do país, perdendo apenas para São Paulo.
O autor relata que a ocupação do solo mineiro pelos portugueses começou logo após o descobrimento do Brasil, a partir do século XVI, a partir da descoberta do ouro e pedras preciosas, que atraiu exploradores e transformou a cidade em um centro econômico da época.
Desde a época colonial, Minas Gerais chama a atenção por sua cultura, que mistura música, literatura, arquitetura e artes plásticas e além de ser a cidade mais importante do circuito do ouro, foi onde nasceu a música mineira do século XVIII.
Ouro Preto é uma das principais cidades do estado, onde ocorreu a Inconfidência Mineira, primeiro movimento pela independência do Brasil. As terras mineiras possuem grandes recursos hídricos e as águas do Rio São Francisco é uma parte estratégica para o desenvolvimento da região.
Por fim, o autor ressalta que Minas Gerais ocupa 588.000 quilômetros quadrados do território brasileiro, o que representa uma área maior que de países como França e Japão. Foi considerada a maior produtora nacional de café e leite e a mineração e metalurgia são as principais atividades do estado, que tem 45 distritos industriais e mais de 1.200 empresas instaladas.
1.2 A culinária mineira
De acordo com Junqueira (1979), a cozinha mineira é reconhecida no mundo da culinária como uma das que