cozinha mineira
A culinária de Minas Gerais, talvez seja a que concentra a maior diversidade de pratos no Brasil, pois em cada região do estado, há uma comida típica diferente, com ingredientes encontrados com fartura no meio rural. Há dois pratos que se destacam, oferecidos nas mesas de todas as casas mineiras, principalmente no interior do Estado: o Angu, muitas vezes confundido com a Polenta do sul, mas, que tem sua própria história, e também, o Feijão Tropeiro.
Receitas fáceis de fazer, preferencialmente, o seu preparo é no fogão a lenha, quase todos os pratos contam com legumes, frutos ou tubérculos nativos, e são temperadas com muito carinho. Essa é a essência da Cozinha Mineira, dentre quais estão incluído o Pão de Queijo, o Tutu de Feijão à mineira, o Frango ao molho pardo, os doces de leite, entre outras delícias.
2 OBJETIVO DO TRABALHO
Pesquisar as contribuições, que a Culinária Mineira trouxe para a Gastronomia do Brasil, conhecer mais da sua cultura, com os seus pratos deliciosos, e poder constatar que, “Minas é um estado de espírito que se conhece pelo paladar”, Frei Betto.
Disseminar os conhecimentos sobre a sua história, reconhecendo os hábitos alimentares que contribuíram para o surgimento desta rica e saborosa culinária mineira.
3 REFERENCIAL TEÓRICO
* Pesquisas pela internet, e consultas, feitas pelos componentes da equipe, dentro do assunto proposto;
* Historia da Culinária Mineira;
* Pratos Típicos.
4 METODOLOGIA DO TRABALHO
* Pesquisas através da internet, sobre os fatores que contribuíram para o surgimento da Culinária Mineira;
* Pesquisa sobre dos pratos típicos;
* Elaboração de uma das suas sobremesas mais popular, o “Doce de Leite”.
5 História da Culinária Mineira
Para falar de onde vem a comida mineira, é preciso voltar um pouco na história do século XVIII, para entendermos melhor a variedade culinária do estado.
Foi durante este século, que o Brasil viveu o ciclo do ouro com a descoberta das