socialismo
A água é um recurso natural essencial à vida de todos os seres humanos e à manutenção de todos os ecossistemas.
Não é por acaso que as primeiras civilizações se instalaram em regiões onde haviam solo produtivo, e sempre as margens de rios onde havia disponibilidade de água essencial ao atendimento de suas necessidades básicas.
A água é um recurso natural indispensável à vida, desde a necessidade que há em nosso corpo, de ingeri-la, até o seu uso nas mais diversas atividades do homem. Basta imaginar o transtorno que acontece numa residência, indústria, hospital, etc., quando falta água.
Você sabia que a água compõe 70% do nosso corpo e cobre 75% da superfície do planeta Terra? 97,5% desses 75% estão nos mares e oceanos, 2,5% estão em geleiras, rios, lagos e águas subterrâneas e menos de 1% está disponível para o consumo.
A água é fundamental para a nossa sobrevivência, pois ela nutre as plantas, serve de habitat aos peixes e aos organismos aquáticos e torna possível a agricultura.
A água está sofrendo vários impactos e, com isso torna-se um bem ilimitado. A poluição dos rios, torna a água imprópria para o consumo, o aquecimento global afeta o clima e o regime das chuvas e o desmatamento compromete a distribuição da água das chuvas e seu ciclo natural.
Se não mudarmos nosso jeito de conviver com a água, o prejuízo será nosso.
Cada um de nós pode agir individual e coletivamente em casa, no trabalho e na comunidade para garantir que todos tenham acesso à água potável
Veja como combater o desperdício!
Ciclo da Água na Natureza
Distribuição de Água doce no Planeta
Seca no Nordeste
Ao contrário do que muitos pensam, a seca não atinge toda região nordeste. Ela se concentra numa área conhecida como Polígono das Secas. Esta área envolve parte de oito estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e parte do norte de Minas Gerais.
As principais causas da seca do nordeste são