Cuidados a ter numa rede social
Cada vez mais vivemos num mundo globalizado, onde as tecnologias desempenham um papel fulcral. A internet é um dos meios mais rápidos de comunicação, fornecendo informação diária sobre o que se está a passar aqui e além fronteiras. As redes sociais são um bom exemplo disso. São cada vez mais as pessoas que expõem a sua vida na internet, fazendo disso o dia-a-dia.
(SLIDE 01)
Bullying Virtual ou CyberBullying
É o bullying que ocorre em meios eletrônicos, com mensagens difamatórias ou ameaçadoras circulando por e-mails, sites, blogs (os diários virtuais), redes sociais e celulares. Assim, existem milhares de jovens que se expõem na Internet sem quaisquer cuidados, expondo muitas vezes a sua própria privacidade, dos seus familiares e amigos.
As redes sociais como o facebook, twitter, instagram ou orkut, possibiliatm a partilha de fotos, dados, e amigos. Ao tornar estes dados públicos a desconhecidos, pode levar a casos extremos como roubos, violações, raptos, cyberbulling . Os adolescentes são fascinados constantemente pela internet, e o avanço da tecnologia faz com que estes usufruam das redes sociais. Na atualidade, é raro o jovem que não tem uma rede social. Nas redes sociais existe a possibilitam a partilha de dados, de fotografias, de contactos, e conversar, como foi referido no texto acima. Mas não só. Para os adolescentes com baixa auto-estima é muito atrativo, porque facilmente se deixam enganar, e a ideia de ter um amigo sem o conhecer, ajuda-o a sentir-se mais protegido por não estar exposto fisicamente, como por exemplo. Mas esses adolescentes estão perante os perigos, pois muitos dos pais não têm controlo. Para os adolescentes não correrem perigos os pais devem começar, desde que os seus filhos são pequenos, a falar sobre a internet, e os perigos que nela consta, nomeadamente nas redes sociais, assim os jovens desde sempre têm uma perspectiva das vantagens e desvantagens da internet. Contudo