cuidados paleativos
POLO TUCURUI-PA
CURSO DE ENFERMAGEM
ENFERMAGEM NA SAUDE DO ADULTO II
Eleonildes Bezerra Bento RA 291812
Eliane Oliveira Trabach RA 291813
Francisca Francilene de Oliveira RA 292015
Maria Janice de Sousa RA 292026
Valdineia Ferreira Costa RA 291816
MANUAL DIDÁTICO DE CUIDADOS PALIATIVOS DE ENFERMAGEM AO PACIENTE ONCOLÓGICO
Professora EAD: Mirna Coelho de Barros
TUCURUI-PA
06 SET. 2013
Sumário
1. Introdução
O câncer é uma doença crônica e progressiva que causa dor física, sofrimento emocional e espiritual intensos. Essa patologia quando diagnosticada em fase avançada, diminui a chance de sobrevida do paciente, é a segunda causa de morte no Brasil. No homem, o maior índice de mortalidade ocorre pelo câncer de próstata, pulmão e intestino; e nas mulheres pela doença na mama, colo de útero e também intestino.
Atualmente o câncer é uma doença crônica que provoca grande transtorno, dor e sofrimento ao paciente e seus familiares. Essa doença tem acometido grande número de pessoas em todas as faixas etárias, e por ser ativa progressiva e ameaçadora, pode levar à morte, causar sentimentos de medo, insegurança e não aceitação.
Segundo a definição da OMS, revista em 2002, Cuidado Paliativo é “uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento. Requer identificação precoce, avaliação e tratamento da dor e outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual”.
A Organização Mundial de Saúde (OMS, 1990), reconhece que pacientes sem possibilidades terapêuticas de cura, em fase terminal ou a caminho dela, quase sempre apresentam fragilidade, imobilidade, perda de interesse por alimentos e bebidas, dificuldades de engolir, astenia, sonolência, além de elevados níveis de ansiedade, tensão e emoções, devendo receber os devidos cuidados paliativos.