cuidados imediatos
Pré-operatório - “um período de detecção das necessidades físicas e psicológicas do paciente que será submetido a um procedimento cirúrgico” (SAWADA (1991)), a enfermeira deve assistir o paciente em toda sua complexidade e para tanto necessita de informações e anotações completas e objetivas acerca deste paciente, de tal modo que o embasamento científico seja garantido, tendo em vista a promoção da saúde e a sua recuperação. A enfermeira avalia as condições do paciente no período pré - operatório, identificando seus problemas e fornecendo-lhe informações que certamente contribuirão para diminuir seus medos e, também, suas angústias, ansiedade e inseguranças. Este processo de avaliação tem por objetivos servir de subsídio para o planejamento de uma assistência de enfermagem individualizada de qualidade nas fase seguintes.
Trans-operatória - que se inicia no momento da entrada do paciente no centro cirúrgico até sua saída da Sala de Operações. O paciente necessita de uma assistência de enfermagem individualizada e sistematizada. Planejada de acordo com a as necessidade identificadas na fase pré-operatória. Neste momento damos informações e o necessário acolhimento aos familiares do paciente que também fazem parte de nosso planejamento de ações da assistência de enfermagem.
Pós-operatória - inicia-se com a saída do paciente do Centro Cirúrgico até sua alta hospitalar. As primeiras horas do pós-operatório são de vital importância para avaliação e detecção de eventuais complicações cirúrgicas. A enfermeira acompanha o paciente do centro cirúrgico até as suas acomodações e permanece até que o quadro do pós-operatório imediato se estabilize. Nesta fase são prestados