Cuidados imediatos ao rn
Após o clampeamento do cordão umbilical pelo obstetra: 1. Receber o RN em ligeiro céfalo-declive em campos estéreis. 2. Colocar o RN em berço aquecido, secar toda a superfície corpórea e desprezar os campos úmidos. 3. Desobstruir vias aéreas superiores com cuidado:
-aspirador com pressão negativa máxima 20 cm H2O
-sonda de aspiração numero 06.
-primeiro cavidade oral com delicadeza e em seguida narinas - aspiração gástrica, observar quantidade coloração e aspecto da secreção.
NUNCA a hipofaringe e evitar manobras intempestivas no período inicial, devido ao risco de ocorrer estimulo de origem vagal levando a arritmia e apneia. 4. Realizar o boletim de Apgar do primeiro minuto. 5. Laquear coto umbilical a 3 cm da pele.
-utilizar clamp.
-realizar curativo com álcool 70% para antissepsia.
-observar a presença de duas artérias e uma veia. 6. Realizar credeização com nitrato de prata 1%. 7. Realizar boletim Apgar do quinto minuto. 8. Administrar vitamina K 1 mg por via IM na face antero – lateral do terço médio da coxa para prevenir hemorragias. 9. Identificar o RN.
-Realizar impressão plantar do RN e digital da mãe.
- Identificar mãe e RN com pulseiras com: nome da mãe, data, sexo, hora do nascimento e numero de registro. 10. Aferir e anotar: peso estatura, perímetro cefálico e torácico. 11. Apresentar a mãe se sua condição clinica permitir e se a temperatura do ambiente for adequada. 12. Registrar os dados e condições de nascimento do RN. 13. Encaminhar ao alojamento conjunto, estimular sucção se