Cuidados de enfermagem no pós operátorio em pacientes cardíacos na unidade terapia intensiva
A unidade de Pós-Operatório tem por principal objetivo atender aos pacientes vindos da sala cirúrgica ou da Recuperação Pós-Operatório e que foram submetidos a cirurgias eletivas - de uma ou de varias especialidades. Também iremos mostrar a diferença entre parto normal e parto cesariana, e o mais procurado entre médicos e hospitais que é o alojamento em conjunto.
PÓS-OPERATÓRIO
O pós-operatório imediato tem seu início na sala de recuperação pós-anestésica (SRPA), para onde é levado o cliente pós-operado, ainda sob efeito da anestesia. Lá, ele recebe acompanhamento direto, e depois da estabilização de seu estado, tem alta dessa unidade e é levado para o seu leito de origem.
A recuperação pós-anestésica tem como objetivo principal prestar ao cliente todos os cuidados necessários até a recuperação de seus reflexos e estabilização dos sinais vitais.
PARTO NORMAL
O parto normal ou parto natural existe desde que o mundo é mundo, e é a forma mais espontânea e instintiva dos bebês nascerem. Alguns obstetras defendem que o bebê deve "escolher" a hora que quer nascer.
Após nascer pelo parto normal, a criança respira melhor, pois ao sair da barriga o seu tórax é comprimido e com isso o líquido amniótico de dentro dos seus pulmões é expelido, facilitando o primeiro suspiro da criança na hora em que nasce. No parto natural as contrações uterinas "estressam" o bebê, fazendo com que o organismo dele produza cortisol e deixe os pulmões preparados para trabalhar na capacidade máxima.
QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO PARTO NORMAL E CESARIANA?
Muitas mulheres temem o parto normal por causa da dor, porém não há o que temer. Os médicos recorrem a uma combinação da anestesia raquidiana, a mesma usada na cesárea, e a peridural. Dessa forma, a grávida consegue sentir as contrações e até mesmo ajudar a impulsionar a criança para fora do seu corpo. Além disso, 48 horas após o parto normal, a mulher já pode ir para casa com o bebê. Em alguns casos, para