ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA DE REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO
DÚVIDAS E CUIDADOS NOS PACIENTES PÓS-OPERATÓRIO EM REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDO
Pré-projeto apresentado à Faculdade Salesiana de Vitória como requisito obrigatório para conclusão da disciplina de Metodologia de Pesquisa do curso de Graduação em Enfermagem, sob orientação da Profª Lidia Bedin.
Vitória,
2012
RESUMO
O presente projeto visa uma melhoria na compreensão das dúvidas manifestadas por pacientes em pós-operatório de revascularização do miocárdio, e assim planejar intervenções destinadas a prevenir ou tratar qualquer complicação e proporcionar ao paciente a possibilidade de retorno às atividades do cotidiano. Destaca-se como dúvidas frequentes a reeducação de hábitos alimentares, pratica de exercícios físicos, retorno ao trabalho, sintomas vivenciados após a alta hospitalar, pratica das atividades diárias, cuidados com as incisões cirúrgicas, pratica de atividade sexual, consumo de bebidas alcoólicas e continuidade do uso de medicações. A importância da implantação da assistência integral e individualizada, voltadas às necessidades do paciente durante todas as fases de sua reabilitação.
Palavras-chave: revascularização do miocárdio; período pós-operatório; cuidados de enfermagem.
.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A revascularização do Miocárdio (RM) é um procedimento cirúrgico de grande porte realizado no coração, mais especificamente nas artérias coronários, conhecida como ponte de safena (MAIA; SADE, 2012).
As doenças cardiovasculares são destacadas pelas altas taxas de morbimortalidade no Brasil (ALMEIDA; JUNIOR; GASPARINO, 2009), e de maior importância para saúde pública, juntamente com o câncer e o diabetes mellitus (ROCHA; MAIA, SILVA, 2006).
O tratamento dos problemas cardiovasculares vem obtendo avanços terapêuticos, clínicos e cirúrgicos. Quando o tratamento clínico da