Cuidados da saúde em Geriatria
Gerontologia: Estudo dos fenômenos associados ao envelhecimento humano. Ciência que estuda o processo de envelhecimento do homem, ou seja, investiga as modificações morfológicas, fisiológicas, psicológicas e sociais consecutivas a ação do tempo no organismo humano, independente de qualquer fenômeno patológico.
Segundo a politica nacional de saúde do idoso (PNSI) consta em anexo Portaria 1.395 do ministério da saúde: promover o envelhecimento saudável, a prevenção de doenças, a recuperação da saúde, à preservação/melhoria/reabilitação da capacidade funcional dos idosos com a finalidade de assegurar-lhes sua permanência no meio e sociedade em que vivem, desempenhando suas atividades de maneira independente.
Na PNSI foram definidas algumas diretrizes essenciais, como:
- Desenvolver ações que orientem os idosos em relação a importancia da melhoria de suas habilidades funcionais, mediante a adoção precoce de hábitos saudáveis de vida, além de orientações aos idosos e seus familiares quanto aos riscos ambientais favoráveis a quedas.
- Prevenção a agravos a saúde, com ações voltadas a imunização dos idosos, deficiências nutricionais.
- Em âmbito hospitalar, como consultas geriátricas, em que é detectada, depressão, perdas de funções da capacidade funcional, demências, mudanças de comportamentos físico e comportamental, como a incontinência urinaria.
O enfermeiro tende a aperfeiçoar seus conhecimentos no cuidado com o idoso, pois através de estudos e pesquisas são descobertos ou reinventados novos caminhos para o fazer em enfermagem
Terapia comportamental na incontinência urinaria. Uma inovação de terapia comportamental para incontinência urinaria na saúde da mulher idosa, vem apresentando resultados positivos para uma qualidade de vida melhor. A ação da enfermagem tem como objetivo relatar experiências e melhoras na autoestima e o autocuidado do idoso. A incontinência urinaria é um problema que acomete uma grande parte dos