fisioterapia
O geriatra é também um clínico geral preparado para atender adultos com o acréscimo de possuir uma formação que vai além da Clínica Médica pura pois está habituado com as particularidades da história clínica e do exame do idoso. Nesse sentido, a Geriatria atua nos seguintes âmbitos:
Promoção de saúde: é o estímulo entre os idosos e os adultos em fase de envelhecimento para que cultivem hábitos saudáveis que previnem diversas doenças.
Prevenção de acidentes: visa diminuir a chance de que situações evitáveis prejudiquem a saúde.
Tratamento e controle de doenças já estabelecidas: o geriatra avalia o paciente com uma visão holística. Não é raro que os idosos façam acompanhamento com diversos especialistas que focam seu tratamento unicamente na dimensão de determinados sistemas do corpo, sem que haja diálogo entre eles. O geriatra, por sua vez, está apto para acompanhar a maioria das doenças que atingem essa faixa etária e também para administrar os acompanhamentos especializados que em determinados casos são necessários.
Funcionalidade: faz parte da visão holística da geriatria, avaliar o grau de funcionalidade dos idosos, isto é, a capacidade que esses indivíduos possuem, naquele momento, de se cuidarem sozinhos e de administrarem a própria vida.
Os idosos são uma população muito diversificada. A idade cronológica pouco diz sobre a situação de uma pessoa: conhecemos anciãos que aos 90 anos trabalham e iniciam novos projetos e conhecemos pessoas que ainda não completaram 65 anos e que estão acamadas.
Ou seja, é preciso olhar cada paciente idoso com suas particularidades e avaliar, assim o grau de independência (física) e autonomia (moral) individualmente. O geriatra, com essa visão capacitada, busca, então, propor metas para ganho de funcionalidade, de acordo com as possibilidades de cada um.
Reabilitação: com o