cuidados com plantas no verão
No verão, as regas e adubações devem ser mais frequentes, principalmente para as plantas que ficam expostas ao sol. Em algumas regiões mais áridas, é necessário regá-las duas vezes por dia, sempre pela manhã e no fim da tarde. “A taxa de evapotranspiração das plantas (perda de água do solo por evaporação e a perda de água da planta por transpiração) é menor à noite, logo a absorção da água é mais efetiva. Nesse horário a temperatura também tende a estar mais baixa e o desperdício de água é menor. Além disso, muitas vezes estamos sujeitos às tempestades de verão no final da tarde tornando desnecessária a irrigação”. “Podemos dizer que é necessária a irrigação sempre que não chover ou no mínimo a cada três dias em locais onde foi feita adubação recente. Em jardins recém-plantados, essa necessidade passa a ser praticamente diária”.
Evite aguar as plantas ao meio-dia, sob o sol forte. Com a terra aquecida, a água evapora antes mesmo de chegar até as raízes. Além disso, molhar folhas e depois expô-las ao sol pode provocar queimaduras e manchas. O ideal é regar as plantas uma vez a cada dois dias (de manhãzinha ou no fim da tarde). Use as mãos como termômetro: toque o solo, pressione com o polegar e o indicador, e verifique a umidade da terra. Se os seus dedos ficarem sujos de lama, ainda há água o suficiente na terra.
Os gramados neste período também devem ser cortados com maior frequência, não só por seu crescimento, mas também para evitar a infestação com ervas daninhas ou inço (plantas que brotam espontaneamente em terra não cuidada ou tratada). “A indicação é que o corte seja feito de 15 em 15 dias. Além disso, é adequada também a adubação periódica e eventualmente a aeração, quando o solo está muito compactado”.
Para as plantas que ficam nas áreas internas, os cuidados dependem do local em que estão. Porém, a necessidade de irrigação pouco se altera em relação a outras épocas do ano. De acordo com a especialista, se no