Propagação de plantas
1. INTRODUÇÃO A propagação das plantas frutíferas se reveste de grande importância na fruticultura. Essa talvez seja a etapa mais importante na implantação de um pomar. Para que se tenha sucesso, é necessária a adoção de técnicas que visam a obtenção de mudas de qualidade, pois dela depende o sucesso da implantação de um pomar. Na produção de uma boa muda, alguns cuidados devem ser tomados. Embora a produção de mudas possa ser feita, muitas vezes, com emprego de uma infra-estrutura muito simples, cada vez mais a propagação de plantas vem lançando mão de apurada tecnologia, pois isso é muito importante para a obtenção de mudas de qualidade no menor tempo possível. Para tanto deve-se levar em consideração muitos aspectos, desde a legislação que estabelece as características de uma muda padrão até as técnicas de transferência da muda para o pomar. 2. MÉTODOS DE PROPAGAÇÃO 2.1. PROPAGAÇÃO SEXUADA
Com a disseminação da semente estamos propagando uma planta pelo método de propagação sexuada. A planta propagada desta forma é conhecida como “Planta de pé franco”.
A semente é o meio mais comum de propagação das plantas e muitas vezes, o único método de propagação possível ou viável.
A propagação por sementes é usada quando os meios de propagação vegetativa não são possíveis, como para o coqueiro e outras palmeiras, que podem ser propagadas via semente, ou outras plantas, nas quais a propagação por sementes não traz muitos problemas ao seu cultivo, como o mamoeiro, maracujazeiro, ou espécies precoces, tais como a pitanga-anã, o araçá-boi e outras.
Em fruticultura a propagação por sementes tem as seguintes finalidades:
a) preparar porta-enxertos ou cavalos;
b) criar novas cultivares (melhoramento);
c) formar mudas de espécies que suportam bem a propagação sexuada conservando suas características.
Para algumas espécies frutíferas, a propagação sexuada é ainda útil nos seguintes casos:
a) obtenção de