RFDI
Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros
Montes Claros – MG
Maio de 2014
SISTEMA RFID (radio frequency identification)
Trabalho apresentado à professora Gilmara como um dos instrumentos de avaliação para obtenção de nota, na disciplina de Sistemas de Informação do curso de Administração das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros.
Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros
Montes Claros – MG
Maio de 2014
INTRODUÇÃO De acordo com Artmann (1999), os sistemas de identificação eletrônica são a chave tecnológica para a automação de processos.
A identificação por rádio frequência (RFID – Radio Frequency Identification) tem sido um assunto amplamente abordado nos últimos anos, nas empresas, no meio acadêmico e na mídia. Uma das razões desse interesse é o possível valor estratégico dessa tecnologia. Nesse sentido Cavinato (2005), ao analisar as implicações das pesquisas sobre iniciativas de gestão da cadeia de suprimentos, posiciona a tecnologia RFID como a mais estratégica e de maior impacto aos negócios comparativamente às demais iniciativas analisadas, segundo entrevistas conduzidas entre 2003 e 2004.
Identificação por radiofrequência ou RFID (do inglês "Radio-Frequency IDentification" ) é um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos denominados etiquetas RFID. Uma etiqueta ou tag RFID é um transponder, pequeno objeto que pode ser colocado em uma pessoa, animal, equipamento, embalagem ou produto, dentre outros. Contém chips de silício e antenas que lhe permite responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora. Além das etiquetas passivas, que respondem ao sinal enviado pela base transmissora, existem ainda as etiquetas semipassivas e as ativas, dotadas de