coisas
As mangueiras são das árvores mais simples de cultivar e tratar. O seu fruto, a manga, pode diferir em tamanho, sabor e cor consoante a variedade. É do tipo drupa (frutos carnudos com um único caroço rijo), sendo geralmente mais rosada no lado mais exposto ao sol, e amarelada ou esverdeada na face mais protegida da luz directa. Pode existir em cores como amarelo, vermelho e cor-de-laranja. É por isso aconselhável seleccionar para cultivo variedades conhecidas, de cujo paladar se goste e que se adaptem ao clima em que serão plantadas. Neste artigo explicamos-lhe como plantar manga.
Um alimento com as cores do sol
As mangueiras tanto podem desenvolver-se em vasos – ideal para quem as quer manter pequenas – ou crescer muitíssimo se plantadas na terra ou num canteiro amplo. São originárias do sul e sudeste da Ásia (do leste da Índia às Filipinas), pertencem à família das Anacardiaceae e o seu fruto foi introduzido na Europa pelos portugueses. Encontraram boas condições de cultivo nos países tropicais como Brasil, Angola e Moçambique, sendo que também se desenvolvem com sucesso em Portugal, sobretudo nos climas amenos de regiões como o Algarve.
Estas árvores tanto resistem em áreas húmidas ou pantanosas como em áridas, com temperaturas médias dos 26,5º aos 37,5º C no verão e invernos pouco rigorosos (30,5 cm de chuva, em média, por ano). Quando cultivadas em zonas mais sujeitas a chuvas, as variedades escolhidas devem não só ser tolerantes ao clima em que crescerão, como estar entre as mais resistentes à anthracnose (uma doença que frequentemente ataca a espécie).
Preparar as sementes e iniciar o cultivo
A manga é uma fruta saborosa (e por vezes bastante fibrosa) muito consumida crua, mas também cozinhada. Para iniciar o seu cultivo a partir do fruto começamos, precisamente, por escolher uma manga grande que esteja bem madura, mas não mole, e exale um bom aroma. Nesta primeira fase serão também necessários um frasco e água.
O primeiro passo é retirar