fghfgh
Introdução:
estabelece arco elétrico entre o eletrodo nu e consumível com o MB. A proteção da soldagem é feita pela deposição prévia de material particulado na região do chanfro da solda. Este material particulado tem a função de realizar correção da composição química, estabilizar o arco elétrico e proteger o cordão contra contaminantes da atmosfera. Ele se funde parcialmente gerando uma camada de escória. Este processo proporciona elevada produtividade, boas propriedades e acabamento, dispensa o uso de EPIs. Sua maior restrição é quanto à posição de soldagem que só pode ser plana e horizontal em virtude da deposição do material particulado. A abertura do arco pode ser feita tanto por atrito (Efeito Joule, encostando o eletrodo na peça) como por Gerador de Alta Freqüência (como no TIG).
É utilizado para chapas espessas (entre 5-25mm) em indústrias náuticas, caldeiras, plataformas e petróleo, perfis industriais, recuperação de cilindros de laminação, caminhões pesados.
Sopro Magnético: ocorre desvio do arco em conseqüência da atuação de forças eletromagnéticas devido ao uso de altíssimas correntes (até 4000A) utilizadas neste processo. Para minimizar este efeito, é aconselhável o uso de Corrente Alternada, que minimiza este efeito devido a alternância de polaridade em cada ciclo.
Stickout (s): é a extensão livre do eletrodo (distância entre a ponta de eletrodo e o tubo de contato). Quando for muito alto, a taxa de deposição cai drasticamente, prejudicando a produtividade e a qualidade do processo. É um dos principais fatores
Máquinas e Equipamentos Utilizados:
Para a realização deste experimento, foram utilizados:
Chapas de aço ABNT 1020 com espessura de 5/8”
Dispositivo de Automação com cremalheira
Fluxo de material particulado
Material de adição (arame)
Cabos
Fonte
Aplicação:
Processo de alta produtividade com alta taxa de deposição, usado em aplicações pesadas,