Cubo de Formas
Faixa etária: de 10 a 12 anos.
Materiais Utilizados: seis embalagens (1 litro) de leite, fita adesiva, durex, tecidos coloridos, papelão grosso, duas garrafas transparente, arroz, papeis recicláveis.
Passos das confecções: Agrupe seis embalagens (1 litro) de leite, Encape seu cubo (recicle papéis que você tenha em casa, enfim reutilize tudo o que você tiver). As bordas do cubo devem ser cobertas com fita adesiva para não descolar no manuseio.
Recorte as figuras geométricas em tecidos coloridos. Cole nas seis faces do cubo formando as sequências que deverão ser memorizadas.
Recorte em papelão grosso as mesmas formas que você colou no cubo. Você vai precisar de quatro de cada. Cole os tecidos das mesmas cores que utilizou para o cubo.
Para marcar o tempo da memorização, confeccione uma ampulheta usando duas garrafas transparente. Dentro da ampulheta você pode por grãos, pedrinhas, serragem, areia... (eu usei arroz). Para juntar as partes e decorar, usei fita adesiva preta. A junção das partes deve ser bem encaixada e colada para que os grãos não vazem.
Habilidades: Esse cubo vai à criança na construção mental, na memorização e no trabalho em equipe. Pode ser jogado em grupos dois, três ou quatro jogadores.
Competências: Faça grupos de 3 e 4 alunos. Um representante do grupo deve jogar o cubo, o número e a sequência que cair deve ser memorizado pelos membros do grupo durante o tempo estipulado pela ampulheta (você pode usar o relógio ou cronômetro para marcar o tempo também). Depois que acabar o tempo de memorização, retire o cubo e coloque-o num lugar onde não pode ser visto. Utilizando as formas geométricas o grupo precisa montar a sequência que tirou no cubo. Dê um tempo para essa montagem também, esse tempo tende a diminuir à medida que a memorização vai melhorando. Ganha quem montar mais sequências em menos tempo.
Objetivos Propostos: o segredo desse jogo é que seus alunos aprendam o trabalhar em equipe facilita a memorização, pois