Cuba
Emerson e Evandro
3ºA
CUBA
Economia, Politica, Cultura e Turismo
Campo Grande, MS
2015
ECONOMIA
As atividades econômicas do país concentraram-se em grande parte na capital Havana, sendo dependente da tradicional indústria açucareira, que carregou a economia do país por quase três séculos, sendo correspondente a quase três quartos das exportações do país. Atualmente na capital cubana estão presente as indústrias químicas, farmacêuticas, alimentícias, de produtos de tabaco, etc.
Após o fim da Guerra Fria em 1991, Cuba passou por sua pior crise econômica desde a Revolução da década de 1950, o que forçou ao país reorganizar a indústria do turismo, que é proporcionado em virtude das belezas naturais da ilha, representando hoje a principal fonte de recursos do país. Além disso, o governo passou a estimular investimentos estrangeiros, como a aproximação da Venezuela que fornece 100 mil barris de petróleo diários com preços inferiores
O governo cubano tem criado novas leis e aumentado a fiscalização objetivando regulamentar a criação de novos negócios particulares. Em 2012, 27,7 por cento do produto interno bruto de Cuba foi gerado por negócios particulares. As atividades que podem ser realizadas por particulares são oficinas, pequenos negócios, e prestação de alguns serviços. Seu produto PIB anual é de 72 bilhões de dólares.
POLÍTICA
Cuba é a única nação da américa que adota o socialismo, seus ideais são baseados no plano marxista-leninista que tem como característica a participação do povo nas discussões relacionadas ao proletariado, sendo diferenciada por haver somente um pode – o poder popular – outro elemento importante do sistema político cubano é presença de um só partido, o Partido Comunista, do qual Fidel Castro foi o primeiro-secretário do Comitê Central e o Presidente da República.
O grande marco na história do país foi a Revolução Cubana, em 1959, época em que Cuba estava sobre o poder dos