Cuba. o modelo socialista chega ao seu fim?
“O objetivo do processo de renovação é aperfeiçoar o modelo, impedir o desgaste e construir um socialismo com espaço para a iniciativa pessoal”, em Cuba.
Adequação necessária
O país não possui uma base econômica que o permita continuar sustentando suas conquistas sociais. Cuba é uma sociedade excessivamente subsidiada, o governo intervém em praticamente todos os terrenos: educação, atendimento à saúde, transporte, eletricidade, emprego, etc. Quase todos os trabalhadores eram funcionários estatais. Esta situação estava insustentável. Para poder manter e continuar sustentando as conquistas sociais era necessário uma adequação profunda.
*Ampliou-se o sistema de trabalho independente. No momento, existe meio milhão de pessoas trabalhando desta forma
*Também são aplicadas novas formas de remuneração, em que o salário depende do rendimento, com o objetivo de aumentar a produção.
*Nossos meios de comunicação também tornaram conhecido o fato de que se introduziu a livre venda de automóveis e moradias. São 85% os cubanos que são proprietários de sua casa, sendo que antes não se podia vendê-la, apenas trocar por outra.
*A educação e a saúde são mantidas gratuitas, mas controladas. Os serviços de saúde eram usados em excesso; os cubanos iam ao hospital devido ao menor incômodo, e em razão da menor enfermidade, faziam um escândalo. Agora, deseja-se revalorizar o médico da família e fazer um uso mais racional dos aparatos técnicos.
*Na educação, almeja-se orientar a escolha de carreira para os setores técnicos, ou seja, são preferíveis especialistas e técnicos a médicos e advogados. Nisto, choca-se com a resistência da população.
CUBA SE TRANSFORMA E ATUALIZA SOCIALISMO | | |
| | | |
O cônsul geral de Cuba em São Paulo, Lázaro Méndez Cabrera, em entrevista exclusiva ao ABCD MAIOR, conta como seu país vive as transformações no campo político e econômicoABCD MAIOR- Como está a abertura