Livro se eu tiver que escolher
Também é óbvio que não se pode esperar que um ser humano esteja preparado para uma escolha tão difícil. Talvez a maioria nunca se depare com escolha tão dramática, mas ao longo dos anos, escolhas difíceis vão sendo apresentadas e as decisões sempre acabam impactando a vida ao decisor e dos que estão ao seu lado de forma concreta.
Assim Andre comte- Sponville apresenta quatro ordens que servem como uma ferramenta de análise e uma ajuda para tomada de decisão.
1- A ordem tecnociétifica,para dar a ideia correta de seu conteudo.
(Isto é possivel).
2- A ordem juridico política,a legalidade de determinada ação as leis do estado. (Isto é legal).
3- A ordem da moral, são as razões morais que impedem que os individuos se comportem com canalhas legalistas, ou que os povos coletivamente, tenham todos os direitos. (Isto é legítimo, uma coisa boa ou má).
4- A ordem da ética, a diferença entre a moral e a ética é que
"MORAL" tudo o que se faz por dever.
"ÈTICA" Tudo o que se faz por amor.
(Isto me dá alegria).
Conflito entre as ordens responsabilidade e solidariedade.
A dificuldade, como foi dito, é que todos estão nas quatro ordens no mesmo tempo e não há garantia de que elas vão todas na mesma direção, cada uma esta submetida a princípio e estruturações diferentes.
Sponville acha fundamental fazer distinção entre responsabilidade e competência e explica por que considera a responsabilidade mais importante. Ser competente é ser capaz de resolver um problema; ser responsavel é poder tomar uma decisão, inclusive em situações de complexidade e incertezas quando várias ordens estão envolvidas ao mesmo tempo.
Assim a competência é necessária mais não é suficiente. É preciso assumir a responsabilidade e assumir todo o poder que se tem, em cada uma das quatro ordens, sem ser confundidas sem reduzir todas elas a uma só e escolher caso a caso quando entram em contradição qual dessas quatro ordens