cu fedido
Um fenômeno parecido com um pequeno tornado foi registrado por um internauta em Nova Campina (SP) . Ele percebeu que o vento estava forte e que a areia estava rodando em espiral. Ele afirma que o fenômeno durou aproximadamente dois minutos. De acordo com o meteorologista que analisou as imagens, o fenômeno parece se tratar de um 'Dust Devil'. Segundo ele, é um fenômeno parecido com os tornados, porém não tem os mesmos efeitos.
"Um tornado se forma de cima para baixo, isto é, começando com a formação de vento em aspiral nas nuvens e terminando no chão. Com o 'Dust Devil' acontece o contrário: o vento começa a se intensificar no solo e depois que ganha força ele levanta e permanece em vertical até o vento perder força". “Há três motivos para considerarmos o fenômeno como um 'Dust Devil':O tempo ensolarado, quente, com muito sol, sem trovões e chuva são as condições climáticas ideais para o fenômeno. os tornados já se formam com trovões, relâmpagos e tempo nublado. O fenômeno pode acontecer em um solo que possui grama ou concreto e talvez ninguém veja.
O 'mini-tornado' foi registrado por internauta em Itapeva (SP). Um fenômeno natural chamou a atenção de moradores de Limeira (SP)Uma nuvem em formato de cone, semelhante a um tornado, se formou no céu durante vendaval .Não foram relatados danos, mas a cena preocupou. “Ficamos com medo porque não dava para saber se aquilo ia chegar perto da gente, o cone surgiu no céu. O especialista Daniel Henrique Candido, doutor em geografia com ênfase em climatologia, limeira