Crônica
Crônica é uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica. A palavra crônica deriva do grego "chronos" que significa "tempo". Nos jornais e revistas, a crônica é uma narração curta escrita pelo mesmo autor e publicada em uma seção habitual do periódico, na qual são relatados fatos do cotidiano e outros assuntos relacionados à arte, esporte, ciência etc. É um tipo de texto mais livre, subjetivo, curto, bem-humorado, às vezes lírico, informal na linguagem. O cronista normalmente recria, interpreta, critica os fatos mostrando outros ângulos a partir dos quais podem ser vistos e incluindo elementos ficcionais. Seu texto ora diverte ora provoca, fazendo o leitor refletir sobre um dado acontecimento. Assim pode-se dizer que o cronistas, ao produzir um texto que se situa entre o jornalismo e a literatura, é o poeta dos acontecimentos cotidianos.
Segundo o estudioso Afrânio Coutinho, pode-se classificar a crônica em quatro tipos:
Crônica narrativa: tem por eixo uma história, o que a aproxima do conto.
Crônica metafísica: apresenta reflexões sobre acontecimentos ou sobre homens,
Crônica-poema em prosa: tem conteúdo lírico, é expressão do extravasamento da alma do cronista diante do espetáculo da vida , das paisagens ou de fatos significativos para ele.
Crônica-comentário: discorre sobre acontecimentos diários, fatos de destaque da imprensa.
Origem da Crônica
Já nas mais antigas civilizações conhecidas (Egito, Suméria, Assíria) aparecem uma curiosa figura: o escriba. Sua função era escrever, é evidente. Escrever o que e para quem? Estava a serviço do rei, faraó, ou pessoa de grande destaque na hierarquia dirigente. Fazia o registro de operações de compra e venda uma contabilidade rudimentar, preparava dados biográficos de nobres e aristocratas, mas, principalmente, acompanhava seus chefes nas campanhas guerreiras, fazendo relatos de cada etapa, vitória, derrota ou conquista. Tais registros seriam lidos, ao