Crônica
Matthew Shirts | 21/12/2011
Se você perguntar qual é o meu lugar favorito em São Paulo, respondo na lata, sem pestanejar.Gosto, é verdade, da Vila Madalena, da feira, dos bares, dos restaurantes e da livraria do bairro, de andar a pé por lá. Adoro o Estádio do Pacaembu e oMuseu do Futebol, o edifício do Instituto Tomie Ohtake, tão magenta e bem-humorado, mas o meu lugar predileto é o Conjunto Nacional, na esquina da Paulista com a Augusta.
Sempre foi. São Paulo é, para mim, uma cidade intelectual. Isso eu tenho em comum, acredito, com muitos que vieram de alhures, do interior, de outros estados e países. Não são poucos os pontos bacanas Brasil afora. Mas é em São Paulo que a cultura acontece. É a cidade da vanguarda desde o modernismo, em 1922. Quem quer participar da vida cultural do nosso país, quem quer ser escritor, artista, jornalista, cineasta, pintor, publicitário ou poeta costuma ter como objetivo viver aqui pelo menos em algum momento da vida.
2) Explique o gênero crônica à partir do texto escolhido.
Resposta: O texto escolhido refere um gênero pelo qual o autor escolheu foi, descritivo ao seu ponto de vista com seus lugares preferidos em São Paulo.
3) A crônica selecionada é temporal ou atemporal?
R: Atemporal
4) Selecionar um exemplo de texto não literal
R: É a cidade da vanguarda desde o modernismo, em 1922. Quem quer participar da vida cultural do nosso país, quem quer ser escritor, artista, jornalista, cineasta, pintor, publicitário ou poeta costuma ter como objetivo viver aqui pelo menos em algum momento da vida.
5) Elabore um parágrafo que tenha um tópico frasal.
As vésperas das eleições, os candidatos começaram a procurar votos....para assim chegarem aos senados com seus votos ganhos, então prometem inúmeras condições as populações, passam dias, meses e anos e algumas coisas acabam não