Crítica
RESENHA CRÍTICA
RODRIGUES, Angelita Oliveira Alves1
A obra da autora Ada Magaly Matias Brasileira trata de uma abordagem científica para a elaboração de textos acadêmicos. Tratando-se de assuntos que darão suporte ao desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, seja para docente, discentes ou mesmo pesquisadores.
A pesquisa é a maneira de se elaborar os dados, pode ocorrer de forma qualitativa, quantitativa ou qualiquantitativa. Ou mesmo ocorrer através de outros procedimentos metodológicos tais como: a amostra, o universo e os sujeitos da pesquisa.
De forma que a pesquisa quantitativa tem como finalidade de divulgar os fatos, as informações, ou seja, noticiar os dados e/ou opiniões por meio de numerais. Onde estes dados serão sistematicamente analisados utilizando-se de recursos matemáticos, como por exemplo: a amostragem, a média, percentual, moda, etc. Os principais instrumentos utilizados na pesquisa com abordagem quantitativa são: o roteiro de observação sistemática (que ocorre com a observação de itens durante um período) e o questionário estruturado ou dirigido (são questionários previamente definidos).
Já a pesquisa qualitativa é a aquela que trata da interpretação dos fenômenos, da aplicabilidade do tratamento dos significados no processo de pesquisa, e não dependem de meios estatísticos. Esta forma de pesquisa é descritiva, coletando dados de forma direta. Se baseando em duas premissas para a coleta de informações. A primeira é a verbal que ocorre principalmente durante a entrevista, ou de uma narrativa. A segunda acontece de forma visual onde os dados são colhidos através de observações. Os procedimentos de pesquisa para a abordagem qualitativa são: roteiro de observação participante (ocorre com a observação do pesquisador na própria prática cotidiana), a entrevista não dirigida (quando é realizada através de perguntas