Sequência Didática - Perto do coração selvagem (Clarice Lispector)
SÉRIE: 3° ano – Ensino Médio
TÓPICOS DE AULA: Modernismo, 3ª geração modernista no Brasil, Obra: Perto do coração Selvagem de Clarice Lispector, Interpretação e Implicações Sociológicas da obra, aspectos narrativos.
TEMPO ESTIMADO: 08 aulas (50 minutos, cada)
INTRODUÇÃO
O Modernismo foi um movimento que abarcou diversas características e aspectos dentro das artes, principalmente a ruptura com o tradicional. Essa questão foi muito forte no movimento brasileiro, tendo em vista que a anos se tentava criar uma literatura voltada para questões genuínas, porém, grande parte das obras eram copiadas ou seguidas pelos padrões estrangeiros.
Nesse contexto, o Modernismo brasileiro passou por três gerações. A primeira (início do movimento) buscou a atenção e a temática das obras para a nacionalidade e suas bases de existência, além de comparações do antigo com o moderno. A segunda geração afilou para as culturas e aspectos regionais, bem como temas políticos, sociais e econômicos. Já na terceira geração, a psicologia humana de cunho intimista foi uma das características mais abordadas, desenvolvida em uma escrita livre e cheia de ironias.
Apesar do movimento atual ser o Pós-Modernismo, o Modernismo é referência para grande parte dos escritores e artistas nacionais, tanto no âmbito semântico, quanto no âmbito da escrita e linguagem.
OBJETIVOS
Geral:
Proporcionar contato direto com a escrita e as características da terceira geração do Modernismo (1945-1975) a partir do livro Perto do Coração Selvagem (1943) de Clarice Lispector.
Específicos:
Conhecer a obra Perto do Coração Selvagem (1943) de Clarice Lispector;
Gerar discussões sobre a escrita e características da obra, e por conseguinte, da terceira geração do Modernismo;
Abordar aspectos narrativos na obra, de modo que contextualize com outras obras de bases parecidas;
Refletir possíveis implicações sociológicas do livro, proporcionando a relação de literatura x sociedade;