ENERGIA RENOVÁVEL NO HAITI
ENERGIA RENOVÁVEL NO HAITI
GUARULHOS – SP
2014
ENERGIA RENOVÁVEL NO HAITI
GUARULHOS – SP
2014
IDEIA CHAVE: produção de energia limpa e de baixo custo para pequenas instalações médicas no Haiti através de geração eólica e solar.
O Haiti encontra-se com sérias dificuldades após recentes catástrofes naturais ao qual foi submetido recentemente. Países como EUA além de ajuda financeira enviam equipamentos, suprimentos e mão de obra como médicos, enfermeiros e engenheiros. Devido a sérios problemas na produção de energia foram realizados estudos ao longo de 8 anos para desenvolver um método de produção limpa e renovável e de baixo custo para geradores em pequenos centros médicos. Foram realizados levantamentos do quadro climático como ventos e radiação solar/dia. “O vento é influenciado pela rotação da Terra que provoca variações sazonais na sua intensidade e direção e pela topografia do local.”(Reis e Cunha 2006 p.103).
Optou-se então por gerador eólico e solar que além de energia limpa e sustentável, possui baixo custo de produção, facilidade para instalação e locomoção em caso de possíveis mudanças emergenciais e alta durabilidade. Comparado com um gerador de energia movido a combustíveis fósseis como gasolina ou disel que num prazo de 10 á 15 anos (tempo estimado de duração do gerador eólico e solar) teriam um custo estimado de US$ 2,5 milhões o gerador de energia limpa teria o custo estimado de US$ 30mil no mesmo período de tempo. Sendo assim foi desenvolvido um grande projeto de engenharia e tecnologia a fim de baratear a produção, minimizar o desgaste natural das peças e aumentar sua eficiência chegando à um modelo eólico com 3 pás verticais produzidos em alumínio, aço inoxidável e tecidos de poliéster com baterias secas de 6V e 400 AH, eficazes em ventos fracos e resistentes a ventos